A informação foi avançada ontem, ao Jornal de Angola, em Luanda, pelo director geral do Departamento dos Assuntos Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, embaixador Horiuchi Toshihiko.
De acordo com o diplomata, que falava no fim da 2ª Reunião de Consultas Políticas Angola – Japão, referiu que, como Angola vai assumir, em Fevereiro deste ano, a presidência da União Africana (UA) e co-presidir à Conferência Internacional de Desenvolvimento Africano, na qualidade da presidência da UA, “o Japão quer muito a presença do Presidente João Lourenço nessa conferência”.
“Do ponto de vista da paz e segurança, Angola está focada nessa área como um campeão da região. Então, o Japão tem respeito por essas actividades e iniciativas de Angola, que tem assumido uma liderança na região. O Japão tem, também, um grande interesse em paz e estabilidade, e Angola está a assumir para resolver vários problemas”, acrescentou.
O embaixador considerou Angola um “parceiro muito importante” para o Japão, justificando, por isso, a realização da segunda reunião de consultas políticas, em Luanda, depois da primeira em território japonês.
Director do Mirex
Para o director da Direcção Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), Miguel Dialamicua, a reunião sobre consultas políticas com o Japão permitiu a ambos os países abordarem aspectos político-diplomáticos questões de cooperação bilateral.
“Tratamos, também, de questões internacionais, por exemplo, vimos a questão no Médio Oriente, a questão na Europa, o conflito Rússia – Ucrânia, e vimos, também, a questão das reformas das Nações Unidas, concretamente do seu Conselho de Segurança”, assegurou.
No âmbito político-diplomático, as delegações enalteceram o estado de cooperação fazendo referência à troca de visitas de alto nível realizadas nos últimos anos, com destaque para a visita oficial do Presidente João Lourenço ao Japão, em Março de 2023, assim como a assinatura do Acordo por Troca de Notas Verbais sobre a Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos, assinado em Dezembro de 2023.