A Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária revelou na última sexta-feira que, entre Janeiro e Junho deste ano, 1.482 pessoas perderam a vida em acidentes de viação registados em todo o território nacional.

No mesmo período, as autoridades contabilizaram 6.055 ocorrências, das quais resultaram 8.582 feridos, números que representam um agravamento face ao primeiro semestre do ano anterior.

O porta-voz da corporação, superintendente-chefe Adriano do Rosário, alertou para a manutenção de um quadro preocupante, sublinhando que a sinistralidade continua a ser a segunda principal causa de morte em Angola e a primeira origem de deficiência física, afectando sobretudo jovens entre os 18 e os 46 anos.

Adriano do Rosário reconheceu ainda que, nos últimos meses do ano, é habitual verificar-se um aumento das ocorrências, motivo pelo qual a Polícia Nacional vai reforçar as acções de fiscalização e prevenção nas estradas.

Durante a apresentação dos dados, o secretário-geral do CICA, reverendo Valdimir Agostinho, deixou um apelo à prudência, lembrando que quem conduz “transporta a vida de muitas pessoas” e deve assumir essa responsabilidade com seriedade.